09/01/2010

brrr e aaai - Muito frio e tombos no hemisfério Norte

O hemisfério Norte enfrenta uma onda de frio intenso. No norte dos Estados Unidos a sensação térmica chegou a 50ºC negativos ontem .
Na Europa o frio bate recorde, a 30 anos que não faz tanto frio assim na Inglaterra onde uma forte tempestade de neve chegou até Londres depois de afetar a Escócia e o norte da Inglaterra trazendo o caos nesta quarta (6) ao Reino Unido com centenas de escolas fechadas e transtorno no sistema de transporte além de graves problemas nas estradas e aeroportos fechados. A previsão para o país é de temperaturas ainda mais baixas pelo menos até o dia 20 de janeiro. (Foto: A neve cobre um Jaguar, carro típico inglês, numa estrada em Hampshire, na Inglaterra)
Na Noruega o frio chegou a 41ºC negativos na cidade mineira de Roeros nesta última terça. O frio também gerou transtorno no transporte deste país.
Graças a estas condições de frio a Holanda pôde inaugurar sem problemas nesta quarta(6) , uma pista de gelo natural em Utrecht (centro) devido a um lago que congelou que alcançou 12 cm de espessura.
A onda de frio e tempestade de neve paralisam também o norte da Ásia com China e Coréia do sul com maiores problemas.
É importante saber que esta temperatura quase siberiana em muitos países do hemisfério Norte não contradiz o aquecimento do planeta. O aquecimento global tem o seu efeito diferente em cada região do planeta, ou seja, o aquecimento global provoca uma anomalia com temperaturas acima da média ou abaixo da média. Eventos climáticos extremos são característica do aquecimento global.
Além das piores tempestade de neve dos últimos anos as pessoas nesses países ainda têm que conviver com um outro problema, os tombos que se tornam inevitáveis em algumas situações.Veja o vídeo (08/01/2010- Hoje em Dia):

0 comentários :

Blogger Template by Clairvo