Afinal de contas, como podemos detectar o Bullying?
Bem, os principais sinais são baixa auto-estima, queda no rendimento escolar, resistência ou recusa de ir à escola.
A psicóloga Loredana Zubicich chama atenção para o que o Bullying pode acarretar.
“As principais consequências são: troca frequente de escola, abandono dos estudos, episódios depressivos, quadros de fobia escolar que podem ser desencadeados como resultados das agressões vividas”
Outras dicas que a psicóloga reforça são as medidas que devem ser tomadas para previnir o Bullying.
Para começar os professores devem estimular a informação e o reconhecimento desse comportamento entre pais e alunos.
“É preciso promover debates em sala de aula, estimulando o respeito mútuo entre os alunos, criar comitês anti-bullying, fornecer auxílio pedagógico e psicológico aos autores e aos alvos e encaminhar os casos mais graves para avaliação médica com psiquiatra da infância e da adolescência”
Como você pode perceber, os pais e a escola não devem ser omissos, pois a comunicação família-escola é de suma importância. Não esqueçam que estamos tratando de vidas que são muitas vezes destruídas ( pois é assim que se sente que sofre de Bulling) na fase de juventude e que se reverbera nas próximas fases da vida que poderiam ser evitadas na base do dialogo, educação e amor.
Continua...
Fonte: Jornal Laboratório, Maio de 2010. FACHA
Parabéns pelo blog Arthur. Muito bom o conteúdo. Também costumo escrever sobre o tema... E aqui tenho oportunidade de fazer boas leituras sobre o assunto.
ResponderExcluirValeu... Abraço e t+
Muito bom o blog Arthur. Parabéns pela diversidade em relação aos assuntos. Um abraço.
ResponderExcluir